segunda-feira, 11 de abril de 2016

Uma Nova Visão de Ensino a Distancia (Futura Pedagoga)

Leia Mais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-uma-nova-realidade,880620Leia Mais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-uma-nova-realidade,880620Leia Mais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-uma-nova-realidade,880620LeMais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-uma-nova-rea Aqui tento descrever minha primeira nova visão sem preconceitos, em relação ao EaD. Talvez uma visão pequena e crua ( sei que tenho muito a entender e aprender). Mas desde já, deixo meus sinceros parabéns aqueles que fazem do Ensino a Distancia uma certeza de Sucesso. Espero que tenha acertado, se não, espero acertar um dia
Visão de uma futura pedagoga.




  A globalização é um dos maiores motivos que levam à educação, uma obrigação permanente de se adequar, o ensino convencional é o nível de ensino onde professores e alunos se limitam a uma unidade escolar, em um horário determinado. Já na modalidade de Ensino a Distância o processo de ensino-aprendizagem busca viabilizar ao aluno um aprendizado autônomo, auxiliado  por meio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat, videoconferência), onde professores  e alunos não ocupam o mesmo espaço físico.
   A Educação a Distancia vem de encontro com um novo conceito de sociedade, uma sociedade onde as correrias cotidianas, e a necessidade de especializações caminham no mesmo ritmo. Como se adequar e se encaixar nesse contexto? Para alguns a oportunidade de estudar em casa, organizando seu tempo e sua busca por conteúdos, tem sido a forma mais eficaz e de fácil acesso. O nível superior vem avançando significativamente nesta modalidade de ensino e para se adequarem, as unidades de ensino , incorporam ao seu currículo gradual Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
   Para queles que ainda insistem em manter uma postura preconceituosa a respeito de tal modalidade ( como eu já tive), o ensino a distancia é regulamentado, inspecionado, avaliado como qualquer outra modalidade de ensino pelo MEC.
  As unidades que se disponibilizam a ofertar este ensino, terá que contar com uma estrutura pedagógica diferenciada onde as aulas fornecidas pela EaD, ou seja com um conteúdo bem mais completo e com o máximo de respostas, de uma forma que o aluno venha a conseguir entender e buscar mais conhecimentos para agregar ao seu currículo pessoal. 
  Fora suas inúmeras vantagens, como  cursos com mensalidades mais baratas,seus custos chegam a custar  de 10 a 40 por cento menos que nos cursos convencionais. A flexibilidade de horários para estudar conforme a sua necessidade, ao contrário da educação presencial, na Educação a Distância é você quem decide quando, como e onde estudar (autodisciplina); a qualidade, embora muitos acreditem o contrario, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ENAD exame aplicado pelo MEC, que qualifica os cursos de graduação no País ) também é aplicado para os alunos de cursos a distancia. que por sua vez  alcançou um alto nível de nota, superando alguns cursos de cunho presencial.
  Aulas com ensino a distancia desenvolvem, habilidades e estímulos que as aulas presenciais talvez demorem um pouco mais para conseguir desabrochar em seus alunos. A autonomia: o aluno aprende a aprender e buscar mais conhecimentos específicos, levando em conta que a professor presencial, acaba levando a informação pronta e praticamente "mastigada" para os discentes, enquanto os alunos a distancia aprendem, e buscam mais conhecimento em outras fontes. A autodisciplina: o individuo começa a regrar a sua vida acadêmica sozinho, organizando seus horários e locais de estudo, sabendo de onde extrair informações para seu aperfeiçoamento. Aprendem sua autodidática: construindo assim de maneira livre sua capacidade de instruir-se sem o auxilio de um mentor ou professor. Fora a interação com o mundo digitalizado de hoje em dia, sendo possível que cursos à distância incorporem os avanços tecnológicos.
    E no olhar de massificação da modalidade a distância no Brasil, especificamente no que diz respeito ao ensino pela Internet. Não só as instituições de ensino superior vem adquirindo esse sistema de ensino diferenciado, com técnicas pedagógicas diferenciadas, algumas escolas de ensino médio já buscam esse avanço tecnológico, para suas instalações e para o preparo de seus alunos para essa modalidade de aprendizagem. Aprendizagem que não esta distante da realidade que vivemos, uma realidade digitalizada, dinâmica e resiliente da nossa sociedade. 

Abraços carinhosos, 
Bruna Santos.
















Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Leia Mais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-a-distancia-uma-nova-realidade,880620
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Um comentário:

  1. O tema é atual e pouco discutido nas escola... Precisamos ampliar cada vez mais essa discussão

    ResponderExcluir